Museu de Pré-História Casa Dom Aquino

A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso, foi construído em 1842, tem um estilo colonial e um formato de “U” com 12 cômodos, fachada voltada para o rio Cuiabá que se encontra a poucos metros de distância. Esta residência é conhecida por alguns historiadores como a “Casa Predestinada, pois nasceram duas personalidades ilustres do estado de Mato Grosso: Dom Aquino e Joaquim Murtinho.

 

Joaquim Murtinho: nasceu nesta casa em 07 de dezembro de 1848, mais tarde foi morar no Rio de Janeiro, formou-se em Engenharia e Medicina. Na medicina foi precursor da Medicina Homeopática no Brasil. Na política foi Ministro da Indústria Aviação e Comércio, Ministro da Fazenda, e cinco vezes senador. Como empresário foi muito bem sucedido com a Companhia Mate Laranjeira.

 

Dom Francisco de Aquino Correa: também nasceu nesta residência no dia 02 de abril de 1885. Ele foi bispo, arcebispo, governador de província, escritor e poeta. Fundou a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Estado, foi o primeiro mato-grossense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

 

A Casa Dom Aquino atualmente abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino que foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS). O museu abriga uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica de mais de cem mil peças.

 

O visitante tem a oportunidade de conhecer no museu, os fósseis de animais do da região que estão organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das Eras geológicas. Estão expostos fósseis de animais já extintos como: tatu ( Pampatherium humboldti) e Preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinho do período que Chapada dos Guimarães foi mar. Contando assim a história do nosso Planeta, despertando a curiosidades de todos.

 

A exposição arqueológica conta a nossa história através de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais. Fazem parte da exposição instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Encontram-se expostos também louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.

 

A Casa Dom Aquino tem 12 cômodos, sendo quatro utilizados para as exposições permanentes e o restante é distribuído em salas para realização de oficinas, escritórios e acervos. Tem um anexo que funciona como um refeitório e também é utilizado para a realização de oficinas. Ao redor da casa, tem uma área verde com arvores centenária, orquidário, viveiro de mudas silvestres. É um lugar cheio de cultura e história, a começar pela casa que foi construída no século 19. É convidativo para visitas e passeios, como enfatiza a gerente de Paleontologia, Enir Silva.

 

“É importante que todos venham visitar o museu de pré-história Dom Aquino. É um retrocesso, porque voltamos no tempo e acabamos conhecendo nossas histórias. Aqui temos exposições de Paleontologia, estuda os animais que explicam a evolução, a Arqueologia e a formação do homem, vale a pena vir com a família e fazer um passeio, passar uma tarde.”

 

Uma extensa programação cultural também faz parte das atividades do museu. São atividades socioculturais com escolas, universidades e instituições de inclusão social. Oficinas de cerâmicas, de materiais reciclados, mini-cursos de orquídeas, palestras sobre diversos temas como: preservação do Patrimônio, educação Ambiental fazem parte da agenda.

Anúncios

~ por whao em outubro 23, 2008.

7 Respostas to “Museu de Pré-História Casa Dom Aquino”

  1. Visitei a casa e adorei.. conhece a historia mas um pouco pessoalmente..

  2. sou professor de historia e estou rabalhando com os alunos sobre a pre-historia, gostaria de poder estar levando os alunos para conhecer, como faço ou agendo uma visita?

  3. quero saber aonde vc encontrou,em algum livro,sobre esse assunto(o museu,pq to fazendo trabalho e preciso para a bibliografia, obrigado

  4. adorei a pesquisa muto legal valeu meu trabelho vai fica 10
    muito bom vou falar para todos os meus amigos

  5. Sou Fabrício da escola Clêinia Rosalina de Souza, eu gostaria de saber onde vocês encontraram os fósseis da Preguiça gigante, foi em Cuiabá ou em outras regiões dos estados de mato grosso.
    Muito obrigado.

  6. Tentei visitar o museu no sábado passado, mas os horários informados na entrada do local estavam incorretos. O horário de encerramento que está na placa é 17h, mas no dia 10/09 fui informada por telefone que as atividades seriam encerradas às 15h. Não existe um horário fixo a ser seguido?
    Att,

  7. muito legal gostei muitoo quando eu for no museu vou ver as coisas ao vivo vai ser muito legal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: